Ásia, Destinos de Viagem, Europa

Istambul – principais pontos turísticos

Três diferentes mundos deixaram suas marcas na cidade de Istambul, por isso, muitas coisas podem ser visitadas! Aqui vai uma lista com os principais pontos:

Mesquita Azul
A Mesquita Azul, que se chama na realidade Mesquita Sultan-Ahmet, foi construída com a Hagia Sophia como modelo. É chamada de Mesquita Azul por causa das paredes azuis. Um aspecto especia: nenhuma outra casa de Deus islâmico (sem contar a mesquita em Mekka) – tem 6 minaretes.

Ponte de Bósforo – a ligação entre Oriente e Ocidente
A Ponte de Bósforo é uma das duas pontes de Istambul que atravessam o Bósporus. É a mais antiga das duas e liga a parte europeia e asiática da cidade. Esta ponte foi construída em 1970 e simboliza a junção das duas partes da cidade.

Igreja Chora
A Igreja Chora é o exemplo mais bonito de uma igreja bizantina e localiza-se no bairro de Edirnekapi. Os mosaicos e frescos da igreja pertencem aos ciclos sacrais mais importantes do mundo. A igreja foi construída em meados de 1320, transformada em mesquita em meados de 1600 e hoje é um museu. Os mosaicos bizantinos mostram a vida de Maria e a história de Jesus.

Dolmabahçe Sarayi
O palácio foi construído em 1856 nas margens do Bósforo e tornou-se residência do sultão, que antes era o Palácio Topkapi. O palácio foi construído com ouro, másmore e cristais. Em um tour é possível ver o harém e as salas privadas do sultão. O Dolmabahçe Sarayi ainda é utilizado para eventos oficiais.

Torre Galata
A Torre Galata foi construída em 1348 e serviu como baluarte principal da fortificação de Constantinopla. A torre tem 62 metros de altura e possibilita aos visitantes uma vista fantástica da cidade. Abaixo do topo da torre encontra-se hoje um restaurante.

Corno de Ouro
É o estuário que divide a cidade. Durante o Império Bizantino, o Corno de Ouro foi o porto mais importante da cidade. Protegido por muros. Na península do Corno de Ouro encontrava-se o palácio do imperador.

Grande Bazar (Mercado)
Kapali Çarsi é o nome do mercado e de uma área de negócios com mais de 4000 stands/lojas. O Bazar vai da Mesquita Nuruosmaniye até a Mesquita Beyazit e oferece de tudo. Passar por aqui é viver Istambul. Os aromas e cores, as vozes dos negociantes que querem vender suas joias, artigos em pele, tecidos tapetes misturam-se aos locais de chás.

Hagia Sophia
É, sem dúvida, o cartão postal da cidade. Foi uma igreja do Império Bizantino, depois mesquita dos Otomanos. Assim como Istambul, a Hagia Sophia foi influenciada pelas culturas islâmicas e cristãs. A Hagia Sophia foi construída no século V.

Hipódromo de Constantinopla
Foi fundado pelo imperador Severinus Septimus como palco de desporto, com capacidade para 100 mil pessoas. Hoje só restam algumas colunas, como o obelisco egípcio de Theodos, do século XV antes de Cristo. A Coluna das Cobras provém do século V antes de Cristo.

Istiklal Caddesi
É o “calçadão” de Istambul. Cinemas, locais de música e lojas encontram-se aqui, mas também diversos locais para actividades culturais estão disponíveis.

Torre de Leandro
A Torre de Leandro – ou também da Donzela – é um farol do século XVIII. Localiza-se em uma ilha no Bósforo. Aqui encontra-se hoje um restaurante com música ao vivo e uma vista panorámica maravilhosa.

Museu de Artes Turcas e Islâmicas
O museu encontra-se no antigo palácio de Ibrahim Pascha e mostra colecções otomanas e turcas. As peças provêm dos séculos VIII e IX.

Süleymaniye Camii
A Mesquita Süleymaniye é considerada como uma das mais importantes construções sacrais da cidade e foi construída aos comandos do sultão Süleyman. Seu estilo lembra também a Hagia Sophia.

Palácio Topkapi
O Palácio Topkapi foi por muitos anos a sede e local de moradia do sultão, além de harém e casa do tesouro. Foi construído em 1453 pelo sultão Mehmet II. São diversos edifícios com arte otomana. Interessante é visitar o harém, onde o sultões eram acompanhados de centenas de mulheres. Desde 1923, um museu está disponível dentro deste palácio. Porcelana, joias e armas são mostradas aqui, assim como um dos mais antigos exemplares do Corão.

Yerebatan Sarayi
É a grande cisterna da época bizantina. Localiza-se directamente à frente da Hagia Sophia e é também chamada de “palácio afundado”. Uma escada leva os visitantes à cisterna subterrânea, onde até hoje existe água. No verão, concertos de música clássica são realizados aqui.

Yildiz Park
O “Parque das Estrelas” é o maior e mais belo parque da cidade. Antigamente era o parque do sultão. Diversos pavilhões podem ser vistos aqui – alguns deles abrigam hoje cafés. O maio deles é um museu.

Trackbacks / Pings

Hinterlasse eine Antwort

Deine E-Mail-Adresse wird nicht veröffentlicht. Erforderliche Felder sind markiert *

Du kannst folgende HTML-Tags benutzen: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>